Está chegando a hora: Datas do IPVA 2017 já definidas!

Proprietários de veículos no Brasil já devem começar a preparar seus gastos para o próximo ano. Já estão definidas as datas do IPVA 2017, o Imposto Sobre Propriedade do Veículo. O pagamento anual é obrigatório e pode ser pago com parcelamento ou à vista com 5% de desconto sobre o valor total.

ipva-data-de-pagamento-2

Datas do IPVA 2017 já estão definidas

As datas de pagamento para o IPVA 2017 já foram definidas. São variáveis de acordo com o Estado e sob consulta. Para acessar é necessário entrar no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) clicando aqui. Digite apenas o número do seu Renavam e clique em consultar para ser informado da data do imposto a ser pago.

ipva-data-de-pagamento-3

Mas mesmo sem consultar não é preciso se preocupar. O boleto para pagamento com o valor para parcelamento ou opção de à vista chega na residência do proprietário. O endereço de envio é o cadastrado no Detran, o mesmo do envio das multas e demais comunicações oficiais do órgão público.

Caso o boleto do imposto não chegue em sua residência é só entrar em contato com a Sefaz pessoalmente ou pelo site e fazer a impressão. Boletos na data de vencimento podem ser retirados eletronicamente. Os vencidos tratam-se de uma negociação. Apenas podem ser emitidos direto na Sefaz com um atendente.

IPVA deve ser pago no vencimento

O IPVA é uma taxa de imposto anual e uma das principais forma de arrecadação do Governo Federal para obras. O valor é usado construção e revitalização de vias públicas, sinalização e obras governamentais. Salvo os isentos, todos os proprietários devem pagar o imposto na data limite ou começarão a entrar em irregularidade.

Não pagar o IPVA na data máxima estipulada no boleto (da primeira parcela ou à vista) gera problemas ao proprietário. O veículo está sujeito a apreensão e reboque com multas e encargos. A liberação do veículo só será feita após o pagamento da dívida.

ipva-data-de-pagamento-4

Pagar o IPVA com atraso também não tem vantagens sobre a dívida. Um acordo para quitação pode ser feito na Secretaria da Fazenda de sua cidade mas descontos são ofertados apenas sobre o desconto da multa. Não há abatimento sobre a dívida ou juros de atrasos diários.

Apenas o dono do documento pode fazer a negociação do débito do IPVA Rio Grande do Norte 2017. O boleto ou boletos (se for parcelado) são impressos na hora. Caso não sejam pagos, é necessário voltar ao órgão para uma nova negociação.

Outra pessoa pode pagar o IPVA 2017?

Qualquer pessoa com o boleto em mãos pode fazer o pagamento do boleto do IPVA. Contudo, a dívida é do proprietário do veículo. Caso não haja pagamento o condutor ou responsável pelo pagamento não será responsável pelo pagamento e sim o dono. A dívida fica no nome do proprietário do bem, o que consta no documento oficial emitido pelo Detran.

E mesmo não sendo o proprietário o condutor, ao ser parado em uma blitz de fiscalização o veículo pode ser apreendido. Uma dica importante é andar com o comprovante de pagamento em mãos ao menos nos primeiros cinco dias. Evita problemas em caso de não compensação do boleto bancário durante a fiscalização.