Como estudar antes da prova teórica do DETRAN! Dicas!

Todos os interessados em ser motorista precisam realizar o teste do Detran. A prova é dividida em duas fases, teoria e prática, e sem ser aprovado nas duas o documento não é emitido. A prova teórica é tão importante quanto a prática e há como estudar antes. Saiba mais!

Como funciona a avaliação do Detran

O Departamento de Trânsito do Brasil emite a carteira de motorista para todos que foram aprovados em seu teste. O padrão de duas etapas (teoria e prática) é o mesmo adotado em outros países. Assim o Detran garante que todos os habilitados possuem conhecimento tanto em legislação de trânsito como prática para dominar um veículo. 

A prova teórica é aplicada primeiro. É a primeira fase rumo à CNH, a Carteira Nacional de Habilitação. Ela possui um total de 40 questões e deve-se ter uma aprovação de no mínimo 70% para conseguir passar para a segunda etapa. 

O teste é aplicado na sede do Detran mais próxima da residência do futuro habilitado. Em dia e hora marcados é preciso comparecer com documento de identificação. A prova é aplicada em um computador e é individual. Ela acontece depois do aluno passar por aulas teóricas na aula escola e estudar a legislação de trânsito e mecânica. 

Dicas para estudar para a prova teórica do Detran

É muito importante preparar-se para o teste teórico do Detran. Para isso é preciso começar o quanto antes porque a teoria é base para ser seguir com o teste prático. 

Uma das formas de estudar para a prova teórica é respondendo questões em Simulado Detran. Os simulados são de questões antigas do teste (elas se repetem constantemente) e exercícios semelhantes aos cobrados na prova. 

Outra boa dica é ler a legislação, em especial sobre infrações. Elas são divididas em leve, média, grave e gravíssima com uma pontuação diferenciada e valores, todos cobrados em prova constantemente. Também há questões sobre a mecânica do automóvel que são importantes até mesmo para o motorista já habilitado. Muitas auto escolas ensinam cada parte do motor para formar o melhor motorista possível. 

E como funciona o teste prático do Detran?

Nota divulgada, o futuro habilitado começa as aulas práticas na auto escola. Elas podem ser na rua ou em pátio fechado, sempre com um instrutor. O profissional para ensino deve sempre andar do lado com a permissão provisória para dirigir do aluno indicado o seu status de ‘aprendiz’. 

A prova prática é realizada em ambiente interno, no pátio do Detran. Consiste em três itens básicos: garagem, baliza e rampa. Eles podem mudar de ordem mas os três são cobrados. Uma pequena pista de trânsito simula a experiência na rua e é necessário obedecer à sinalização. 

O básico é não ‘estancar’ o carro duas vezes ou o exame é suspenso e o aluno aprovado. Também é necessário executar as manobras corretamente. O teste é filmado e fotografado e o aluno não pode enviar outra pessoa em seu lugar. Também é importante fazer a prova no tempo informado pelos avaliadores.