Como conseguir o ângulo perfeito para sua foto!

Fotografia é a arte de eternizar o momento com apenas a ponta de um dedo. Com um clique você guardar uma lembrança, cenário ou um momento especial e auxilia a memória em sua recordação. E tudo isso tem pouca relação com o equipamento. Conseguir uma boa foto é muito mais olhar que uma máquina fotográfica profissional.

como-conseguir-o-angulo-perfeito-para-sua-foto-2

Dicas de como conseguir um bom ângulo para paisagens

Muitos são os fãs de máquina fotográfica de primeira qualidade. O investimento em um bom equipamento para fotografia pode chegar a muito mais de R$ 10 mil. Mas vai ai a primeira dica: isso não garante uma boa foto. O seu olhar, posicionamento e paciência para o clique perfeito são cruciais. Algumas dicas simples de seguir são:

Alinhe o horizonte – todo mundo já cruzou com uma foto do mar caindo ou um prédio torto, não é mesmo? Não agrada aos olhos. A melhor forma de conseguir uma foto reta é usar uma linha fixa atrás dos personagens ou como referência para manter a foto reta.

como-conseguir-o-angulo-perfeito-para-sua-foto-3

Cuidado com o fundo da foto – às vezes queremos uma fotografia de um lindo vaso ou escultura mas há tanta coisa atrás que o item principal perde seu charme. A preferência por fundos neutros ou suaves é indicada nestes casos.

Paciência com pedestres e carros – eles estão atrapalhando a paisagem? Use-os na composição para humanizar a imagem ou aguarde que passem. Na maior parte das vezes o resultado é muito bom com algumas pessoas deixando uma paisagem natural ainda mais incrementada. O que não vale é fotografar com meta de um carro passando. Espere e sua foto pode ficar ainda mais perfeita.

Dicas de como conseguir um bom ângulo para retratos

Registrar os momentos de uma pessoa em uma viagem ou passeio é importante. Ou mesmo aquela roupa linda de uma festa e make up perfeita. Mas para fazer isso alguns cuidados são essenciais, como:

Evite o contra luz em fotos noturnas – dê preferência a colocar a pessoa de frente para a luz e não o ponto de iluminação de costas dela. A luz atrás cria o efeito silhueta: rosto escuro e paisagem clara.

Com pessoas baixinhas abaixe um pouco – as melhores fotos são as que surpreendem na altura da pessoa. Um fotógrafo alto de pé com personagens baixinhas para o clique deixa o ângulo de cima para baixo deixa a pessoa mais baixa ainda. Vale flexionar um pouco os joelhos e tentar ficar da mesma altura.

como-conseguir-o-angulo-perfeito-para-sua-foto

Não corte nas articulações – os profissionais indicam que nosso olhar se incomoda bastante com cortes nas articulações como cotovelo, joelho e calcanhar. Se não dá para sair o corpo todo faça um meio retrato, da cinta para cima ou corte na coxa e no meio da perna, nunca cortando os pés ou pulsos.

Evite o flash direto – além de deixar o rosto brilhando ressalta ainda mais as imperfeições da pele. Dê preferência à luz natural ou suave. Se sua câmera não permite regular o flash prefira sem em retratos.

Use a imaginação – foto com sorriso e biquinho todo mundo tem. Mas e na lateral, cliques surpresas e com espontaneidade? Deixam a foto muito mais bonita e diferenciada.