9 Dicas para quem vai solicitar o FIES!

O FIES é um programa de enorme ajuda para os estudantes de ensino médio com desejo de ganhar seu diploma de graduação.

O Financiamento Estudantil permite ao aluno estudar em uma boa instituição de ensino superior e pagar tudo apenas quando se formar. Quem deseja solicitar o FIES deve prestar atenção em alguns detalhes e nas dicas que temos a seguir.

9-dicas-para-quem-vai-solicitar-o-fies-4

9 dicas importantes para quem vai solicitar o FIES

Quer financiar os estudos pelo FIES 2017? Melhor ficar atento a nove pontos importantes como:

1 – O FIES necessita de um fiador

Não é apenas parcelar a dívida: ela precisa ser paga ao final. O programa age como qualquer financiamento bancário tradicional e exige um fiador no contrato. O fiador é o personagem devidamente registrado no contrato para se responsabilizar por pagar a dívida caso o estudante não possa. Deve ser alguém com renda comprovada.

2 – Você consegue de manter na universidade mesmo com o FIES?

O FIES apenas financia matrícula e mensalidade, mas há outros custos envolvidos em ser um estudante universitários. Livros, transporte e até mesmo lanche para quem vai direto do trabalho são valores a serem somados nos gastos mensais. Avalie seus gastos e se no meio do caminho não vai desistir do curso.

3 – Atenção ao calendário anual

O programa possui data de inscrição, sempre no começo de cada semestre. Fique atento ao calendário ou deverá esperar mais seis meses para se inscrever.

4 – Atente para seus documentos assim que começar o prazo

Não deixe para resolver a documentação necessária quando for convocado a ir até a instituição com os papéis. Confira se seus documentos oficiais estão em bom estado, comprovante de residência e renda ou solicite o mais rápido possível segunda via.

5 – Prepare-se para conseguir 50 ou 100%

Você pode conseguir apenas 50% dependendo de sua renda ou 100%. Prepare-se para as duas opções para saber se vai conseguir manter seus estudos.

6 – Não perca a prova do Enem

A nota no Enem é pre requisito para tentar o FIES. Você pode usar notas de anos anteriores mas quanto maior for a nota melhor, não é mesmo? Vale se esforçar mais este ano. Mas atenção: vale sempre a última prova. O estudante não pode escolher a nota melhor.

7 – Prepare sua renda para pós formado pagar o financiamento

Durante o período universitários alguns boletos serão pagos correspondentes a apenas os juros da dívida. Mas ao término em até dois anos o graduado deverá pagar o total em até duas parcelas. Quanto mais bem planejado o aluno estiver para este pagamento melhor.

8 – Você pode tentar o FIES mais de uma vez

Se não conseguiu neste semestre não tem problema, pode tentar de novo. Contudo, depois de aceito não pode fazer uma segunda graduação usando o programa. É apenas uma por cidadão.

9 – Só pode financiar pelo FIES quem de fato é baixa renda

O programa do Governo Federal em parceria com o MEC visa ajudar estudantes de baixa renda a chegar ao nível superior de ensino. Você precisa ganhar até três salários mínimos para conseguir financiar. Os juros são bem mais baixos que os bancos mas porque foca em quem realmente precisa do auxílio.